Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
Home
Mapa do Site
Contactos
Como Chegar ao DPS ?
Email de Contacto
   
  imprimir
 
Ciência Viva no Laboratório - 2013 | Simulação em Engenharia no Departamento de Produção e Sistemas 

 
O Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia, pela primeira vez, recebeu um grupo de 7 alunos do 11º/12º ano no âmbito do Programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2013. A atividade criada "Simulação em Engenharia" teve como  principal objetivo, dar a conhecer o que é possível fazer com a simulação em engenharia incidindo na área de Engenharia e Gestão Industrial.

Com pequenos exemplos práticos de:
- análise económica de um projeto, ciclo de vida de um produto;
- jogo de estratégia;
- aquisição bio-sinais e tratamento dos dados;
- laboratórios reais, laboratórios remotos, laboratórios virtuais;
- estudo ergonómico de um posto de trabalho;
- simulação de processos;
- simulação de um sistema de produção;
- modelos numéricos;
- entre outros,
pretendeu-se dar a conhecer, num ambiente universitário, as potencialidades que a simulação tem na resolução de problemas e no desenvolvimento cientifico nesta área prática e vasta que é a engenharia.

As atividades decorreram em ambiente computacional, onde os alunos familiarizaram-se com softwares de simulação. Para mais informação podem consultar o Programa - de 15 a 19 de junho de 2013.

Cada uma das atividades desenvolvidas contou com o apoio de docentes da respetiva área de investigação e com especial acompanhamento do Gonçalo Melo (Presidente) e João Marques (Tesoureiro) do Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho, NEEGIUM.


Grupo de jovens do Ciência Viva no Laboratório 2013

Alguns momentos...

 


No convívio de encerramento da semana, contamos com a presença de Guilherme Pereira (Vice-Presidente da Escola de Engenharia), Senhorinha Teixeira (Diretora do DPS), Celina Pinto Leão (Responsável pelo Estágio) e Rosa Vasconcelos (Presidente do CPEEUM) para entrega dos certificados de presença aos jovens participantes.




 

"Achei esta experiência interessante, pois fiquei com uma ideia mais consistente do que é a engenharia e o que se faz nesta profissão, principalmente no cursos de Engenharia e Gestão Industrial. Gostei também de passar cá esta semana porque, com todas as experiências fiquei com mais certezas de que quero seguir uma área de engenharia."
Marta Torres

"Foi uma oportunidade para perceber o que realmente se trata em engenharia."
Nuno Ferreira

"Acho que o projeto Ciência Viva é bastante positivo, porque nos dá uma noção mais concreta acerca do ensino superior.
O facto de existirem estes "estágios" ajuda-nos a ponderar melhor o nosso futuro."
Gabriela Almeida Vaz

"Esta semana foi muito importante, pois ajudou-me a esclarecer algumas dúvidas quanto ao meu futuro."
João Miguel Noivo

"Nesta semana o que me chamou mais atenção foi o tema recursos renováveis com a simulação de uma cidade. Também gostei muito de fazer uma linha de montagem com lanternas, ver como era construída, as peças essenciais,..."
Francisco Xavier Cunha

"Uma semana muito interessante que nos ajudou a perceber as várias áreas de estudo inerentes ao curso de MIEGI, ajudou-nos também a capacidade de trabalhar como equipa para obter a melhor solução para um problema da vida real "
Miguel Jonas Passos

"Um semana com atividades enriquecedoras quer no âmbito do curso do MIEGI, quer no desenvolvimento do espírito de equipa, através de exercícios divertidos aplicáveis no nosso quotidiano"
João Sousa Moreira


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DPS Símbolo de Acessibilidade na Web D.