No âmbito da iniciativa "Melhores alunos das secundárias trabalham uma semana como cientistas da UMinho", estes foram recebidos pelo Senhor Reitor e de seguida pela Doutora Rosa Vasconcelos, Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia.
Hora |
Dia 1 07 abril |
10:00 - 11:00 |
Acolhimento EENG |
11:00 - 13:00 |
Visitas EENG |
Nos dias 8, 9 e 10 de abril, os centros de investigação
CGIT e
ALGORITMI proporcionam um conjunto de atividades científicas aos alunos afetos a esses centros.
Programa de atividades: |
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Hora |
Dia 2 08 abril - Azurém |
Dia 3 09 abril - Azurém |
Dia 4 10 abril - Azurém |
10:00 - 11:00 |
Acolhimento CGIT NEEGIUM Lab. + Equip. Ambiente Físico |
Gestão da Produção |
Sector Energético |
11:00 - 12:00 |
Lab. Ambiente Físico Amostragem |
Gestão da Produção |
Tomada de Decisão |
12:00 - 12:30 |
Simulação e Conforto Térmico |
Gestão da Produção |
Empresas Virtuais |
Dia 2 - No Departamento de Produção e Sistemas (DPS) em Azurém, a Doutora Senhorinha Teixeira, em representação da Diretora do CGIT, Professora Madalena Araújo, deu as boas vindas aos alunos que durante a semana vão participar nas atividades propostas pelo CGIT. Estiveram também dois elementos da direção do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Gestão Industrial da UM (NEEGIUM) e o estudante do 3º ano de MIEGI, Micael Teixeira Gonçalves, aluno com melhor média do curso.
O Doutor Nelson Costa coordenou e acompanhou as atividades dos alunos no CGIT.
Antes do início das atividades, os alunos visitaram as instalações do DPS, começando pela secretaria do CGIT e do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas (PDEIS), passando pelos Laboratórios de Projeto (PBL) do MIEGI e pela na sala do NEEGIUM.
Ainda no dia 2 os alunos tiveram oportunidade de verificar experimentalmente os limiares de audição humana.
Posteriormente os alunos utilizaram equipamentos de medição das variáveis do ambiente térmico, para caraterizar a sala disponibilizada aos alunos em atividades.
Os dados experimentais recolhidos foram comparados com dados simulados, com recurso ao software ANSYS. Poderam assim estudar o conforto térmico da referida sala, em duas vertentes. Os investigadores Mariana Guise (Projeto de dissertação do MIEGI) e o Filipe Silva (Projeto da Integradora VIII do MIEM) acompanharam os alunos neste estudo.
Dia 3 - Os alunos visitaram o LASAP - Laboratório de Sistemas Automáticos de Produção, onde programaram o robot para proceder ao transporte e montagem de peças.
De seguida os alunos tiveram oportunidade de organizar uma atividade da gestão da produção, que envolve a seleção, montagem e validação de um equipamento, orientados pela aluna do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas (PDEIS), Laura Maia.
Dia 4 - Os alunos iniciaram com uma atividade de simulação de uma tomada de dicisão e suas implicações.
foto energia
Posteriormente, realizaram uma atividade relacionada com o planeamento e gestão dea energia em redes inteligentes (smart grid)
A última atividade, orientada pela aluna Cátia Alves do PDEIS, realizou-se no Laboratório Virtual Enterprises (LabVE) onde os alunos tiveram oportunidade de perceber os princípios da gestão partilhada da produção em empresas virtuais.
Programa de atividades: |
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Hora |
Dia 2 08 abril - Gualtar |
Dia 3 09 abril - Azurém |
Dia 4 10 abril - Azurém |
10:00 - 11:00 |
MNBA ‐ Visualizar experiências das áreas: ‐ Lab‐on‐a‐chip ‐ Cápsula endoscópica ‐ Imagem médica ‐ Alimentação sem fios para sistemas biomédicos |
GEPE ‐ Visita guiada ao Laboratório Montagem de um pequeno circuito eletrónico (simples e de baixo custo) |
Visita ao laboratório de Sistemas Ubíquos e ao EngageLab - Apresentação sobre atividades de investigação da linha ‐ Demonstração e eventual experimentação de simuladores de redes e de mobilidade humana ‐ Interação com alguns dos protótipos de computação ubíqua disponíveis |
11:00 - 12:00 |
Laboratório DEI RePhyS: Remote Physiological Systems Laboratory: a didactive learning environment |
ESRG ‐ Visita guiada ao Laboratório Desenvolvimento de uma aplicação para uma plataforma de desenvolvimento de microcontroladores. Desenvolvimento do código do Keil e teste na placa. |
Linha IST ‐ Apresentação: Investigação em tecnologias e sistemas de informação |
12:00 - 13:00 |
Jogos de Gestão Simulação |
ASBG, RobMov e LRMAntrop Visita guiada ao Laboratório. Participação numa demostração de desenvolvimento de uma aplicação. |
‐ AtividadeProjeto de investigação ‐ desde o problema até à disseminação de resultados |
Dia 2 - O Doutor José António Oliveira, Diretor Adjunto do Centro ALGORITMI, acolheu e acompanhou o alunos nas instalações do Departamento de Produção e Sistemas e do Departamento de Eletrónica Industrial, em Gualtar.
No mesmo dia, os alunos tomaram conhecimentos com os laboratórios remotos e virtuais através do projeto de investigação RePhyS: Remote Physiological Systems Laboratory: a didactive learning environment (projeto multidisciplinar envolvendo diferentes áreas do saber de engenharia). Através deste laboratório os alunos produziram, visualizaram e analisaram dados fisiológicos obtidos em tempo real. Esta atividade foi coordenada por Celina Pinto Leão (investigador responsável) e Carla Barros (bolseira de investigação). O projeto tem a página disponível em http://www.rephys-project.com/
De seguida, os alunos participaram na atividade "Jogos de Gestão" no Laboratório de Computação.
Terminada a semana, os aluno participantes nas atividades do CGIT partilharam as suas opiniões sobre as mesmas:
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Inês Mariana Lima Freitas Colegio la Salle "Acho que as atividades foram uma boa forma de conhecer um pouco mais o curso, assim como formar uma pequena ideia do que é a vida universitária." |
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Afonso Manuel Macedo dos Santos Escola Secundária D. Maria II "Gostei de interagir com os materiais dos laboratórios, permitindo-me ficar a saber sobre o que se faz neste curso." |
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Luís Alexandre da Silva Lages Escola Secundária Alberto Sampaio "Acho este tipo de iniciativa muito útil, que ilucida os alunos acerca do que é a universidade e lhes dá um maior entendimento sobre os cursos e atividades que esta pode oferecer." |
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Vítor Nuno Pereira Leite Escola Secundária Alberto Sampaio "Gostei bastante desta experiência, pois permitiu-me ter outra visão acerca do curso e do que é explorado no próprio curso (como por exemplo a experiência com robots e máquinas industriais) e tambem tive oportunidade de aprender novas coisas." |
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