Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
Home
Mapa do Site
Contactos
Como Chegar ao DPS ?
Email de Contacto
   
  imprimir
 
Melhores alunos das secundárias na UMinho 



No âmbito da iniciativa "Melhores alunos das secundárias trabalham uma semana como cientistas da UMinho", estes foram recebidos pelo Senhor Reitor e de seguida pela Doutora Rosa Vasconcelos, Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia.
 

Hora

Dia 1
07 abril

  10:00 - 11:00 

  Acolhimento EENG 

11:00 - 13:00

Visitas EENG


 

Nos dias 8, 9 e 10 de abril, os centros de investigação CGIT e ALGORITMI proporcionam um conjunto de atividades científicas aos alunos afetos a esses centros. 

Programa de
atividades:

Hora

Dia 2
08 abril - Azurém

Dia 3
09 abril - Azurém

Dia 4
10 abril - Azurém

  10:00 - 11:00 

Acolhimento CGIT
NEEGIUM
  Lab. + Equip. Ambiente Físico 

    Gestão da Produção  

    Sector Energético  

11:00 - 12:00

 
Lab. Ambiente Físico
Amostragem
 

Gestão da Produção

Tomada de Decisão

12:00 - 12:30

 
Simulação e Conforto Térmico
 

Gestão da Produção

Empresas Virtuais



Dia 2 - No Departamento de Produção e Sistemas (DPS) em Azurém, a Doutora Senhorinha Teixeira, em representação da Diretora do CGIT, Professora Madalena Araújo, deu as boas vindas aos alunos que durante a semana vão participar nas atividades propostas pelo CGIT. Estiveram também dois elementos da direção do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Gestão Industrial da UM (NEEGIUM) e o  estudante do 3º ano de MIEGI, Micael Teixeira Gonçalves, aluno com melhor média do curso.
O Doutor Nelson Costa coordenou e acompanhou as atividades dos alunos no CGIT.


 
Antes do início das atividades, os alunos visitaram as instalações do DPS, começando pela secretaria do CGIT e do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas (PDEIS), passando pelos Laboratórios de Projeto (PBL) do MIEGI e pela na sala do NEEGIUM.


 
Ainda no dia 2 os alunos tiveram oportunidade de verificar experimentalmente os limiares de audição humana.
 

 
Posteriormente os alunos utilizaram equipamentos de medição das variáveis do ambiente térmico, para caraterizar a sala disponibilizada aos alunos em atividades.
 

 
Os dados experimentais recolhidos foram comparados com dados simulados, com recurso ao software ANSYS. Poderam assim estudar o conforto térmico da referida sala, em duas vertentes. Os investigadores Mariana Guise (Projeto de dissertação do MIEGI) e o Filipe Silva (Projeto da Integradora VIII do MIEM) acompanharam os alunos neste estudo.
 

 
Dia 3 - Os alunos visitaram o LASAP - Laboratório de Sistemas Automáticos de Produção, onde programaram o robot para proceder ao transporte e montagem de peças.


 
De seguida os alunos tiveram oportunidade de organizar uma atividade da gestão da produção, que envolve a seleção, montagem e validação de um equipamento, orientados pela aluna do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas (PDEIS), Laura Maia.


 
Dia 4 - Os alunos iniciaram com uma atividade de simulação de uma tomada de dicisão e suas implicações.
 
foto energia
 
Posteriormente, realizaram uma atividade relacionada com o planeamento e gestão dea energia em redes inteligentes (smart grid)
 

 
A última atividade, orientada pela aluna Cátia Alves do PDEIS,  realizou-se no Laboratório Virtual Enterprises (LabVE) onde os alunos tiveram oportunidade de perceber os princípios da gestão partilhada da produção em empresas virtuais.



Programa de
atividades:

Hora

Dia 2
08 abril - Gualtar

Dia 3
09 abril - Azurém

Dia 4
10 abril - Azurém

10:00 - 11:00

MNBA ‐ Visualizar experiências das áreas:
‐ Lab‐on‐a‐chip
‐ Cápsula endoscópica
‐ Imagem médica
‐ Alimentação sem fios para sistemas biomédicos

GEPE ‐ Visita guiada ao Laboratório
Montagem de um pequeno circuito eletrónico (simples e de baixo custo)

Visita ao laboratório de Sistemas Ubíquos e ao EngageLab
- Apresentação sobre atividades de investigação da linha
‐ Demonstração e eventual experimentação de simuladores de redes e de mobilidade humana
‐ Interação com alguns dos protótipos de computação ubíqua disponíveis

11:00 - 12:00

Laboratório DEI
RePhyS: Remote Physiological Systems Laboratory: a didactive learning environment
 

ESRG ‐ Visita guiada ao Laboratório
Desenvolvimento de uma aplicação para uma plataforma de desenvolvimento de microcontroladores.
Desenvolvimento do código do Keil e teste na placa.

Linha IST
‐ Apresentação: Investigação em tecnologias e sistemas de informação

12:00 - 13:00

Jogos de Gestão
Simulação
 

ASBG, RobMov e LRMAntrop
Visita guiada ao Laboratório.
Participação numa demostração de desenvolvimento de uma aplicação.

‐ AtividadeProjeto de investigação ‐ desde o problema até à disseminação de resultados

Dia 2 - O Doutor José António Oliveira, Diretor Adjunto do Centro ALGORITMI, acolheu e acompanhou o alunos nas instalações do Departamento de Produção e Sistemas e do Departamento de Eletrónica Industrial, em Gualtar.

 

No mesmo dia, os alunos tomaram conhecimentos com os laboratórios remotos e virtuais através do projeto de investigação RePhyS: Remote Physiological Systems Laboratory: a didactive learning environment (projeto multidisciplinar envolvendo diferentes áreas do saber de engenharia). Através deste laboratório os alunos produziram, visualizaram e analisaram dados fisiológicos obtidos em tempo real. Esta atividade foi coordenada por Celina Pinto Leão (investigador responsável) e Carla Barros (bolseira de investigação). O projeto tem a página disponível em http://www.rephys-project.com/
 



De seguida, os alunos participaram na atividade "Jogos de Gestão" no Laboratório de Computação.

Terminada a semana, os aluno participantes nas atividades do CGIT partilharam as suas opiniões sobre as mesmas:

Inês Mariana Lima Freitas
Colegio la Salle
"Acho que as atividades foram uma boa forma de conhecer um pouco mais o curso, assim como formar uma pequena ideia do que é a vida universitária."
 

Afonso Manuel Macedo dos Santos
Escola Secundária D. Maria II
"Gostei de interagir com os materiais dos laboratórios, permitindo-me ficar a saber sobre o que se faz neste curso."
 

Luís Alexandre da Silva Lages
Escola Secundária Alberto Sampaio
"Acho este tipo de iniciativa muito útil, que ilucida os alunos acerca do que é a universidade e lhes dá um maior entendimento sobre os cursos e atividades que esta pode oferecer."

Vítor Nuno Pereira Leite
Escola Secundária Alberto Sampaio
"Gostei bastante desta experiência, pois permitiu-me ter outra visão acerca do curso e do que é explorado no próprio curso (como por exemplo a experiência com robots e máquinas industriais) e tambem tive oportunidade de aprender novas coisas."


 

http://www.uminho.pt/noticias-press


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DPS Símbolo de Acessibilidade na Web D.