Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
Home
Mapa do Site
Contactos
Como Chegar ao DPS ?
Email de Contacto
   
  imprimir
 
Competind 4.0 



Industry 4.0 é uma nova abordagem baseada na aplicação de tecnologias de informação, automação, robótica avançada, realidade virtual, internet industrial, “big data”, e manufatura aditiva, num processo de transformação para um paradigma de elevada conectividade entre todos os agentes em ambiente industrial. Ao abrigo deste tema, no âmbito do Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (MGPE) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, irá realizar-se um evento na manhã do dia 9 de junho, com a presença de representantes de Indústrias que têm estado a apostar nesta abordagem.

O objetivo principal deste evento será o de identificar e caracterizar as competências necessárias para os profissionais envolvidos em Industry 4.0, com base na perspetiva da indústria.
Pretende-se que os oradores descrevam e discutam as competências esperadas dos profissionais envolvidos e que apresentem cenários ilustrativos de Industry 4.0.

Programa

Receção 09h00 / 09h20
Sessão de Abertura 09h20 / 09h30

BOSH
(09h30 / 09h45)
-Pedro Vaz

O Grupo Bosch Global é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços, destacando-se nas áreas de Soluções de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo, e Tecnologia de Energia e Edifícios. Com 150 localizações em todo o mundo, conta com 390.000 colaboradores, gerando em 2016, 73.1 mil milhões de Euros.
A Bosch é representada em Portugal pela Bosch Termotecnologia, em Aveiro, a Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga, e a Bosch Security Systems – Sistemas de Segurança, em Ovar empregando perto de 4.000 pessoas e registando vendas na ordem dos 1.1 mil milhões de euros em 2016.
A motivação do Grupo Bosch passa pela produção de produtos que despertem entusiasmo, melhorem a qualidade de vida e ajudem a conservar os recursos naturais

Critical Manufaturing
(09h45 / 10h00)
-Francisco Lobo
 
A CRITICAL Manufacturing proporciona às indústrias de produção discreta uma solução de gestão e controlo de produção que capacita as unidades fabris para alcançarem os seus objectivos. Detalha as operações, facilita a visibilidade sobre os processos e custos reflectidos na cadeia de abastecimento e é de fácil implementação nas infraestruturas já existentes. Como resultado, os nossos produtos e serviços facilitam uma redução contínua de custos, a flexibilidade necessária para satisfazer a procura e sobretudo capacitam a organização de uma maior agilidade, visibilidade e fiabilidade.

Primavera BSS
 (10h00 / 10h15)
-Ricardo Almeida

A PRIMAVERA Business Software Solutions é uma empresa portuguesa, fundada em 1993, e foi a primeira a desenvolver soluções de gestão para Windows, que foi o ramo de negócio seguido até aos dias de hoje, disponibilizando um vasto portfólio de soluções de gestão para empresas de todas as dimensões e setores de atividade.
A Primavera tem como lema acreditar na tecnologia como um dos principais motores da gestão empresarial e a empresa existe para proporcionar às organizações processos de gestão mais simples e que criem mais valor.
Em 2015, a Primavera registou um volume de negócios de cerca de 21 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 8% em relação ao valor atingido em 2014. Atualmente conta com, aproximadamente, 200 colaboradores, distribuídos pelas várias empresas do grupo. A Primavera está espalhada por cerca de 20 países, contando já com mais de 40 mil clientes.

ITEC
(10h15 / 10h30)
-Valentino Pereira

A iTEC foi fundada em 2006, e nos dias de hoje, é uma das maiores empresas de engenharia de automação industrial do sector automóvel, no distrito de Braga. 
A iTEC tem como principal Missão, responder às necessidades dos seus clientes com soluções que criem valor, desenvolvendo a solução à sua medida. A Visão da empresa foca-se em ser uma organização socialmente responsável, com membros orgulhosos de a integrarem e de parceiros que reconhecem o seu trabalho, e expandir a sua atividade para mercados internacionais, fornecendo soluções completas de produção. 
A referir que ao dia de hoje, a iTEC é um dos maiores fornecedores nacionais da Bosch Car Multimedia.
A ITEC tem apostado na criação de soluções tecnologicamente evoluídas e competitivas, respondendo às necessidades de mercado e fornecendo soluções completas de produção, tendo participado, em Abril passado, nas Jornadas Técnicas sobre Robótica Corporativa no âmbito da Indústria 4.0.

Coffe Break

10h30 / 11h00
Debate de Mesa Redonda 11h00 / 12h30







 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DPS Símbolo de Acessibilidade na Web D.