Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
Home
Mapa do Site
Contactos
Como Chegar ao DPS ?
Email de Contacto
   
  imprimir
 

ECOS 2018 - 31st International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems


Decorreu, no Palácio Vila Flor em Guimarães, entre os dias 17 e 21 de Junho, a 31ª edição da conferência ECOS 2018 - 31st International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems (https://ecos2018.org/). A conferência contou com cerca de 340 participantes, provenientes de 40 países.

A cerimónia de boas vindas decorreu no Paço dos Duques no dia 17, com a presença da Câmara Municipal de Guimarães.

A sessão de abertura contou com a presença do Senhor Secretário Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes, e da Senhora Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, com responsabilidades nas áreas do Ambiente, Serviços Urbanos, Recursos Humanos e Turismo, Sofia Ferreira, em representação do seu Presidente, para além dos membros da Comissão Organizadora da Conferência.

Esta edição incluiu uma sessão denominada Industrial Challenge, dedicada à discussão da utilização da Energia na indústria na perspetiva do utilizador. Estiveram presentes as seguintes empresas: Bosch Termotecnologia S. A., Grupo RAR, PetroAtlantic Energy Corporation, Navigator Company e Vista Alegre. Este painel permitiu identificar os principais desafios, oportunidades e estratégias que as empresas assumem no futuro próximo na vertente energética das suas atividades. O debate foi moderado pelo Professor José Palma-Oliveira.

As sessões técnicas foram organizadas em torno de 18 temas que vão desde os fundamentos termodinâmicos às implicações societais da conversão e utilização da energia. De entre eles, o conceito de Exergia tem sido uma das vertentes que esteve ligada a estas conferências desde a sua génese. O Professor Jan Szargut foi um dos pioneiros desta ferramenta de análise e, nesta edição, assinalou-se o seu falecimento, em 2017, com a realização de uma sessão evocativa da sua vida e obra.


A cerimónia de encerramento dos trabalhos contou com a presença do Senhor Pró-Reitor, da Universidade do Minho, Filipe Vaz, do Senhor Presidente da Escola de Engenharia, João Monteiro, além dos membros da Comissão Organizadora. Após a conclusão dos trabalhos, foi aberta a 32º edição da ECOS, a decorrer na Polónia, de 23 a 28 de junho de 2019.


A qualidade e prestígio desta conferência é assinalável, sendo disso testemunha o número de revistas científicas de prestígio que se associaram a este encontro. A Comissão Organizadora manifesta a sua satisfação pela confiança nela depositada pela comunidade ECOS ao aceitarem a candidatura à organização desta edição e exprime o nosso reconhecimento a todos quanto, individual e institucionalmente, contribuíram para o sucesso da conferência.



Contactos:
Professor José Carlos Teixeira, jt@dem.uminho.pt
Professora Senhorinha Teixeira, st@dps.uminho.pt


 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DPS Símbolo de Acessibilidade na Web D.