Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
Home
Mapa do Site
Contactos
Como Chegar ao DPS ?
Email de Contacto
   
  imprimir
 


Mestrado em Engenharia Humana 


O domínio técnico-científico da Engenharia Humana é hoje reconhecido como um importante elemento de uma gestão industrial moderna e eficiente. Já não é possível conceber a gestão eficaz de qualquer tipo de sistema industrial ou de serviços sem a aplicação das técnicas e metodologias integradas nas diversas disciplinas que constituem o corpo habitualmente designado por Engenharia Humana.

Pretende-se com este curso (1) proporcionar uma formação ao nível da pós-graduação no domínio da Engenharia Humana (tendo como temas nucleares as disciplinas de Ergonomia, Segurança e Higiene Ocupacionais), com vista a dotar as empresas com técnicos qualificados. Satisfazem-se, assim, imperativos legais, contribuindo-se ao mesmo tempo para o desenvolvimento sustentado das mesmas, assente na melhoria das condições de trabalho


(1) Homologado pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), no âmbito da Lei nº 42/2012, de 28 de Agosto.  

Grau académico que o curso confere
Mestre

Área de especialização
Engenharia Humana.

Regime/Horário
A carga semanal de aulas é de 12 horas, distribuídas em 3 sessões de 4 horas. As aulas têm lugar às quartas e quintas-feiras entre as 17h30 e as 21h30 e aos sábados entre as 09h00 e as 13h00. A título excepcional poderão decorrer sessões de 6 horas aos sábados, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00. 

Local de funcionamento
O curso funciona maioritariamente no Campus de Azurém em Guimarães. Está prevista a realização de algumas sessões - a indicar antecipadamente - nas instalações da Universidade do Minho em Gualtar, Braga.

Observações
 A conclusão do Curso de Mestrado em Engenharia Humana, confere habilitações para a obtenção, junto da ACT e IEFP, do Certificado de Competência Pedagógica (CCP - antigo CAP de formador) de Técnico Superior em Segurança no Trabalho.
Após a conclusão da parte curricular do curso (que confere um diploma de especialização pela Universidade do Minho) existe a possibilidade de realização de um Estágio Final em contexto de trabalho (em vez da dissertação de Mestrado), para efeitos de obtenção do CCP de Técnico Superior de Segurança do Trabalho – nível VI, junto da ACT e IEFP.


 Em destaque

 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DPS Símbolo de Acessibilidade na Web D.