Procedimentos para admissão e conclusão da prova de dissertação dos cursos do DPS
Admissão à dissertação
Pedido de admissão a dissertação
1. Tendo por base o template disponível em http://w3.eng.uminho.pt/limesurvey/index.php/571122?lang=pt o estudante e o(s) orientador(es) elaboram o Plano de Trabalhos de dissertação. O estudante recolhe as assinaturas (primeiro assina o estudante, seguindo-se o(s) orientador(es)
2. O estudante envia o Plano para a direção do mestrado:
Sugere-se o envio de um único ficheiro personalizado:
<SiglaCurso>_Proposta_ <NumeroAluno>_<NomeAluno>_<AnoLetivo>)
em que
<NomeAluno> : primeiro e último nome (ex: AnaSilva ); <AnoLetivo>: 4 dígitos (ex:2021)
Exemplo: MEGI_Proposta_PG12345_AnaSilva_2024.pdf
3. A Comissão de Curso analisa a conformidade do Plano de Trabalhos:
3.1 Se não conforme, o estudante é informado por email da necessidade de correções;
3.2 Se conforme, o Plano de Trabalhos é considerado válido.
4. O Diretor de Curso assina o Plano de Trabalhos e remete-o ao estudante.
5. O estudante concretiza o pedido de admissão à dissertação online através do preenchimento do formulário disponível em http://w3.eng.uminho.pt/limesurvey/index.php/571122?lang=pt e no qual:
5.1. Preenche a informação relativa a:
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Identificação (nome, número, email e curso)
-
data de início do trabalho de dissertação,
-
título (em Português e em Inglês),
-
orientador (es) e dissertação em empresa (assinala sim ou não; se sim, necessário nome e email da empresa, nome e email do supervisor)
5.2. Submete o ficheiro pdf com assinaturas (estudante, orientador(es) e diretor de curso).
5.3. Após preenchimento de todos os campos, a formalização é concluída com a seleção do botão “submeter”
6. Procedimentos relativos a PROTOCOLO COM EMPRESA-EEUM-CP
Recomendamos sempre a utilização dos documentos disponíveis em:
https://www.eng.uminho.pt/pt/futuro
Uma vez que as minutas/documentos podem sofrer alterações, e assim poderão ter sempre acesso às versões atualizadas.
O aluno (ou orientador) deverá informar a empresa sobre o Despacho RT-31/2019, Anexo 5, no ponto relacionado com o período de embargo “Concordo que esse meu trabalho seja colocado no repositório da UMinho…” disponível junto com o protocolo de dissertação.
Sobre as Assinaturas:
Após o preenchimento dos documentos, é necessário proceder à assinatura do protocolo pela Representante da EEUM, há duas possibilidades ( os envio não devem ser feitos para o Professor Raul, mas sim para o email: link@eng.uminho.pt)
P1- Assinatura digital: no caso do representante da empresa e do estudante poderem assinar digitalmente com cartão de cidadão ou chave móvel, o estudante envia o protocolo (assinado por si e pelo representante da empresa), em formato pdf, para a EEUM ( Email: link@eng.uminho.pt ).
Após assinatura digital pela Representante da EEUM, o documento será enviado ao aluno por email.
P2- Assinatura manual: no caso de assinaturas manuais, deverá ser o próprio aluno a entregar as 3 cópias impressas na presidência da EEUM (gabinete 0.12 – Edif 1 Azurém) que as fará chegar à vice-presidente.
IMPORTANTE:
1. Para fins legais, as três assinaturas (o/a Aluno/a , representante da Empresa, e representante da EEUM) devem ter o mesmo molde, i.e. ou todas digitais ou todas manuais;
2. A assinatura digitalizada não tem validade legal (apenas a assinatura digital tem);
3. Solicita-se que fomentem, sempre que possível, o processo de assinatura digital, pois é mais rápido para todas as partes e os alunos não têm que se deslocar à EEUM. O ficheiro deve ser gravado com nº de aluno: AXXXXX ou PGXXXX;
4. Para as assinaturas manuais é necessário entregar os documentos com uma antecedência mínima de 5 dias úteis, o aluno deverá assinar e rubricar, em 1º lugar;
5. As empresas/instituições podem alterar estes documentos, incluindo o sua política de confidencialidade ou outros, depois do 9º artigo;
6. A data limite do período de estágio/formação, nunca pode ultrapassar a data de 31 de outubro, uma vez que isso implica o pagamento de mais propinas do ano escolar seguintes
Procedimento para submissão da dissertação:
1. |
O estudante/candidato inicia o pedido de requerimento de provas na plataforma. São necessários os seguintes passos: |
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a. |
Aceder ao Portal Académico da UMinho e autenticar para aceder à parte privada (https://alunos.uminho.pt). |
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b. |
Aceder à Secretaria Eletrónica > Requerimento de Provas Públicas. |
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c. |
Visualizar informação relativa às condições e regras que devem ser respeitadas para a submissão do requerimento. Avançar. [Sistema confirma que o estudante está em condições de submeter requerimento de provas públicas conducentes ao grau de mestre. Se identificar que não cumpre as condições, o estudante é informado que possui irregularidades que deve corrigir. Caso contrário, o sistema permite o acesso ao campo seguinte]. |
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d. |
Confirmar os dados de inscrição. |
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e. |
Indicar o nome e email do(s) orientador(es), área de especialização (quando aplicável) e título da dissertação. |
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f. |
Carregar documentos necessários em suporte digital: |
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i. |
Documento de dissertação; |
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ii. |
Curriculum vitae do candidato; |
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iii. |
Parecer(es) do(s) orientador(es); |
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iv. |
Declaração relativa ao depósito no RepositóriUM - anexo 5 (instruções de preenchimento) do Despacho RT-31/2019; |
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v. |
Requerimento de excecionalidade de depósito no RepositóriUM (quando aplicável). Despacho RT-02/2022 - Procedimentos para solicitação de excecionalidade de depósito de trabalhos de mestrado e de teses de doutoramento – alteração e republicação |
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g. |
Aceitar os termos e condições estabelecidos. |
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h. |
Submeter requerimento de provas públicas. |
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i. |
Gerar comprovativo de entrega de requerimento de provas públicas (fica disponível na área dos documentos do estudante no Portal Académico). |
Documentos necessários após a defesa da dissertação:
Enviar estes documentos para:
MEGI - megi@dps.uminho.pt
MEGO - mego@dps.uminho.pt
MEGQ - megq@dps.uminho.pt
MES - mes@dps.uminho.pt
MEH - meh@dps.uminho.pt
MGPE - mgpe@eng.uminho.pt