Procedimentos para admissão e conclusão da prova de dissertação dos cursos do DPS
Admissão à dissertação
Pedido de admissão a dissertação
1. |
Tendo por base o template disponível em http://dissertacao.eng.uminho.pt, o estudante e o(s) orientador(es) elaboram o Plano de Trabalhos de dissertação. O estudante recolhe as assinaturas (primeiro assina o estudante, seguindo-se o(s) orientador(es)) |
2. |
O estudante envia o Plano para a direção do mestrado: |
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MIEGI e MEGI: dir-megi@dps.uminho.pt MEI e MEGO: mei@dps.uminho.pt MGPE: mgpe@eng.uminho.pt MES: mes@dps.uminho.pt MEGQ: megq@dps.uminho.pt MEH: pcarneiro@dps.uminho.pt |
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Sugere-se o envio de um único ficheiro personalizado: <SiglaCurso>_Proposta_ <NumeroAluno>_<NomeAluno>_<AnoLetivo>) em que <NomeAluno> : primeiro e último nome (ex: AnaSilva ); <AnoLetivo>: 4 dígitos (ex:2021) Exemplo: MIEGI_Proposta_12345_AnaSilva_2021.pdf |
3. |
A Comissão de Curso analisa a conformidade do Plano de Trabalhos: |
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3.1. |
Se não conforme, o estudante é informado por email da necessidade de correções; |
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3.2. |
Se conforme, o Plano de Trabalhos é considerado válido. |
4. |
O Diretor de Curso assina o Plano de Trabalhos e remete-o ao estudante. |
5. |
O estudante concretiza o pedido de admissão à dissertação online através do preenchimento do formulário disponível em http://dissertacao.eng.uminho.pt e no qual:
- Para dissertações com mais de 30 ECTS (anuais) os Planos de Trabalhos devem ser submetido até 31 de janeiro de 2023;
Para dissertações com 30 ECTS (2º semestre) os Planos de Trabalhos devem ser submetidas até 31 de março de 2023. |
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5.1. |
Preenche a informação relativa a: |
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• • • • • |
Identificação (nome, número, email e curso), data de início do trabalho de dissertação, título (em Português e em Inglês), orientador(es) e, dissertação em empresa (assinala sim ou não; se sim, necessário nome e email da empresa, nome e email do supervisor) |
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5.2. |
submete o ficheiro pdf com assinaturas (estudante, orientador(es) e diretor de curso). |
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5.3. |
após preenchimento de todos os campos, a formalização é concluída com a seleção do botão “submeter” |
Procedimento para submissão da dissertação:
1. |
O estudante/candidato inicia o pedido de requerimento de provas na plataforma. São necessários os seguintes passos: |
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a. |
Aceder ao Portal Académico da UMinho e autenticar para aceder à parte privada (https://alunos.uminho.pt). |
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b. |
Aceder à Secretaria Eletrónica > Requerimento de Provas Públicas. |
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c. |
Visualizar informação relativa às condições e regras que devem ser respeitadas para a submissão do requerimento. Avançar. [Sistema confirma que o estudante está em condições de submeter requerimento de provas públicas conducentes ao grau de mestre. Se identificar que não cumpre as condições, o estudante é informado que possui irregularidades que deve corrigir. Caso contrário, o sistema permite o acesso ao campo seguinte]. |
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d. |
Confirmar os dados de inscrição. |
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e. |
Indicar o nome e email do(s) orientador(es), área de especialização (quando aplicável) e título da dissertação. |
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f. |
Carregar documentos necessários em suporte digital: |
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i. |
Documento de dissertação; |
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ii. |
Curriculum vitae do candidato; |
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iii. |
Parecer(es) do(s) orientador(es); |
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iv. |
Declaração relativa ao depósito no RepositóriUM - anexo 5 (instruções de preenchimento) do Despacho RT-31/2019; |
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v. |
Requerimento de excecionalidade de depósito no RepositóriUM (quando aplicável). Despacho RT-02/2022 - Procedimentos para solicitação de excecionalidade de depósito de trabalhos de mestrado e de teses de doutoramento – alteração e republicação |
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g. |
Aceitar os termos e condições estabelecidos. |
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h. |
Submeter requerimento de provas públicas. |
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i. |
Gerar comprovativo de entrega de requerimento de provas públicas (fica disponível na área dos documentos do estudante no Portal Académico). |
Documentos necessários após a defesa da dissertação:
Enviar estes documentos para anarita@dps.uminho.pt
Estes e outros documentos disponíveis em:
https://www.eng.uminho.pt/pt/divulgacaoinstitucional/downloads/Paginas/default.aspx
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