Universidade do MinhoEscola de Engenharia    
 
  Universidade do Minho
www.dps.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 
História do Departamento 

Celebração dos 40 anos de Produção e Sistemas da Universidade do Minho
 
A Área de Produção e Sistemas foi criada em 1976, no âmbito da definição da estrutura orgânica da Universidade do Minho, materializada no Regulamento Interno Provisório da Universidade do Minho, homologado por despacho do Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, em 10 de fevereiro de 1976, que instituiu a Engenharia como uma Unidade Pedagógica da Universidade.
 
O ensino da Engenharia começara já na Universidade do Minho, através da Unidade Científico-Pedagógica de Ciências Exatas e Tecnologias, mas a primeira referência a “Produção e Sistemas” ocorre apenas em 1976. 


A estrutura da Universidade, com as suas unidades orgânicas criadas a título provisório, vigorou durante o período de instalação da Universidade, e manteve-se, com adaptações determinadas pelos órgãos de governo da Universidade, até à homologação dos seus estatutos, em 1989. A designação passou então a ser Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
 
A Área de Produção e Sistemas foi pioneira no ensino de Engenharia e Gestão Industrial em Portugal, à data com a designação de Engenharia de Produção, em cursos que tinham como principal objetivo formar Engenheiros aptos a tratar os problemas de otimização e racionalização de recursos da indústria de pequena e média dimensão. Os cursos de licenciatura em Engenharia de Produção foram criados em 1978, e os primeiros licenciados graduaram-se há mais de 37 anos.
 
No presente, o DPS assume como sua missão gerar, difundir e aplicar conhecimento científico e tecnológico nos domínios de Engenharia de Sistemas e de Processos Industriais e de Gestão Industrial e da Tecnologia, e assim contribuir para a concretização da missão da Escola e da Universidade do Minho.
 
O Dia do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) de 2016 abriu as celebrações dos 40 anos de Produção e Sistemas na Universidade do Minho. Ao longo do ano, tiveram lugar diversos eventos temáticos abertos à comunidade, a Semana de Inovação, a Semana da Investigação Operacional, a Semana da Estatística Industrial, a Semana da Engenharia Humana, a Semana da Qualidade, a Semana da Logística e a Semana da Gestão Industrial.


J. Valério de Carvalho


  © 2017, Universidade do Minho